DSP(Diagnostico Socioambiental Participativo) é definido segundo DN COPAM nº 214/2017, como instrumento de articulação e empoderamento que visa mobilizar, compartilhar responsabilidades e motivar os grupos sociais impactados pelo empreendimento, a fim de se construir uma visão coletiva da realidade local, identificar as potencialidades, os problemas locais e as recomendações para sua superação, considerando os impactos socioambientais do empreendimento. Desse processo, resulta uma base de dados que norteará e subsidiará a construção e implementação do PEA.
O PEA conforme a DN 214 deve ser entendido como um conjunto de Projetos de Educação Ambiental (EA) que se articulam a partir de um mesmo referencial teórico-metodológico. Esses projetos devem levar em consideração o fato de a educação ambiental ser, conforme mencionado na DN 214, um processo de ensino-aprendizagem permanente e de abordagem sistêmica, que reconhece as inter-relações existentes entre os âmbitos naturais, culturais, históricos, sociais, econômicos e políticos, com o intuito de permitir que os grupos sociais envolvidos com o empreendimento adquiram conhecimentos, habilidades e atitudes para o empoderamento e pleno exercício da cidadania.
Durante o ano de 2019 e inicio de 2020 foi realizado em 19 municípios da Região Centro Oeste de Minas Gerais um DSP/PEA, com o intuito de identificar os impactos socioambientais causados na região devido à construção do empreendimento. Após a realização das atividades do Diagnóstico Socioambiental Participativo, as demandas das comunidades foram tratadas, analisadas e transformadas em propostas de projetos de Educação Ambiental para o PEA.
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