Diagnósticos socioeconômicos são instrumentos indispensáveis na avaliação de impactos socioambientais em empreendimentos e na fundamentação do planejamento de ações de diálogo e transformação social.

O objetivo desse processo é identificar, avaliar e monitorar as possíveis mudanças socioeconômicas e alterações temporárias na área onde os empreendimentos serão inseridos. No processo de licenciamento ambiental estadual, que envolve a elaboração do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e do respectivo Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), é necessário realizar um diagnóstico do meio socioeconômico da área onde o empreendimento será instalado.

Esse diagnóstico deve incluir a caracterização do meio socioeconômico que pode ser potencialmente afetado pelo empreendimento, levando em consideração basicamente duas linhas de abordagem descritiva: a primeira se concentra nas populações existentes na área diretamente afetada pelo empreendimento, enquanto a segunda apresenta as inter-relações do meio socioeconômico regional que podem ser significativamente alteradas pelos efeitos indiretos do empreendimento. Quando aplicável, as variáveis enfocadas no meio socioeconômico devem ser apresentadas em séries históricas representativas e significativas, para avaliar sua evolução temporal.

Entre os aspectos que podem ser necessários de considerar e detalhar no meio socioeconômico, incluem-se:

  • Caracterização da dinâmica populacional na área de influência do empreendimento;
  • Caracterização do uso e ocupação do solo, com informações, em mapa, na área de influência do empreendimento;
  • Quadro referencial do nível de vida na área de influência do empreendimento;
  • Dados sobre a estrutura produtiva e de serviços;
  • Caracterização da organização social na área de influência.

A Socioambiental Projetos tem a expertise necessária para realizar o levantamento e sistematização desses itens, contando com ampla experiência na realização de diagnósticos socioeconômicos para empreendimentos em diversos setores, como mineração, siderurgia, silvicultura e indústrias, em todo o estado de Minas Gerais.