int_educacao_patri

A Socioambiental Projetos desenvolve atividades de Educação Patrimonial junto às comunidades onde os projetos de pesquisa são realizados. O envolvimento da comunidade local se mostra imprescindível para a eficaz proteção e valorização do patrimônio arqueológico.

A educação patrimonial é o meio de se levar às comunidades, as informações acerca do patrimônio cultural existente na região de influência do empreendimento, bem como as noções de preservação e a legislação aplicável a este patrimônio.

O processo de ensino e aprendizagem pode ser dinamizado e ampliado, muito além do ambiente escolar onde toda a comunidade pode estar envolvida. Pode tornar-se um instrumento a mais no processo de educação que colabore com o despertar de uma consciência crítica e de responsabilidade para com a preservação do patrimônio – em toda sua expressão – e a percepção da relação entre esse com sua identidade pessoal e cultural.

O Programa de Educação Patrimonial pode ser solicitado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) ou pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA/MG) como um conjunto de ações complementares aos estudos relacionados ao Patrimônio Cultural e Arqueológico apresentados a estes órgãos, no âmbito dos processos de licenciamento ambiental.