int_impacto

Diagnósticos socioeconômicos são instrumentos indispensáveis na avaliação de impactos socioambientais em empreendimentos e na fundamentação do planejamento de ações de diálogo e transformação social.

Tem o objetivo de identificar, avaliar e acompanhar as possíveis mudanças socioeconômicas e alterações temporárias na área de inserção de empreendimentos.

Nos processos de licenciamento ambiental estadual que envolvem a elaboração de Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e seu respectivo Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), é necessário realizar o diagnóstico do meio socioeconômico onde o empreendimento a ser licenciado se insere.

Deverá ser apresentada a caracterização do meio socioeconômico a ser potencialmente atingido pelo empreendimento, através das informações listadas a seguir, e considerando-se basicamente duas linhas de abordagem descritiva, referente à área de influência. Uma, que considera aquelas populações existentes na área atingida diretamente pelo empreendimento, outra que apresenta as inter-relações próprias do meio socioeconômico regional e passíveis de alterações significativas por efeitos indiretos do empreendimento. Quando procedentes, as variáveis enfocadas no meio socioeconômico deverão ser apresentadas em séries históricas, significativas e representativas, visando a avaliação de sua evolução temporal. Entre os aspectos, cuja consideração e detalhamento podem ser necessários, incluem-se:

  • Caracterização da dinâmica populacional na área de influência do empreendimento;
  • Caracterização do uso e ocupação do solo, com informações, em mapa, na área de influência do empreendimento;
  • Quadro referencial do nível de vida na área de influência do empreendimento;
  • Dados sobre a estrutura produtiva e de serviços;
  • Caracterização da organização social na área de influência.

A Socioambiental Projetos conta com a expertise necessária para o levantamento e sistematização destes itens, possuindo ampla experiência na realização de diagnósticos socioeconômicos para empreendimentos de mineração, siderurgia, silvicultura e indústrias por todo o estado de Minas Gerais.