Arqueologia


int_archeology

A  Arqueologia estuda o comportamento humano, em determinado tempo e espaço, através dos vestígios materiais residuais, em grande parte fragmentos abandonados.

O estudo arqueológico assegura a identificação desses vestígios, bem como promove o estudo aprofundado sobre o tipo de material encontrado (histórico, pré-histórico, de contato e multicomponencial) contribuindo para o fortalecimento da identidade local.

O diagnóstico objetiva identificar, contextualizar, verificar o estado de conservação e variabilidade dos vestígios da área de influência do empreendimento, de modo que se possa caracterizar o potencial arqueológico e avaliar os possíveis impactos sobre o patrimônio arqueológico.

Empreendimentos de infraestrutura, entre outros, que acarretem em impacto ao meio físico, em especial alterações na superfície do terreno, podem destruir o Patrimônio Arqueológico, que é protegido por lei.

As atividades realizadas no âmbito do programa arqueológico condizem com as normas reguladoras mais atuais e resultam em relatórios de atividades periodicamente apresentados, cujo objetivo visa suprir as exigências normativas e corresponder às especificidades de cada empreendedor dos projetos onde o programa está inserido.